Nutrientes - O que são e por que precisamos deles?

Seja e mantenha-se saudável. Todos sabemos como uma alimentação saudável é importante para uma boa saúde. Com efeito, é através da sua dieta que você obtém os nutrientes essenciais ao seu organismo. A absorção dos nutrientes tem lugar no sistema digestivo (nos intestinos).

Diferentes tipos de nutrientes

Os nutrientes podem dividir-se em várias categorias, nomeadamente proteínas (aminoácidos), gorduras, hidratos de carbono (amido e açúcares) e uma ampla gama de vitaminas e minerais. Outros ingredientes importantes na sua dieta são as fibras e a água.

Macro e micro

As proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono também são conhecidos como macronutrientes. O seu organismo necessita de uma grande quantidade dessas substâncias, porque elas funcionam como o combustível de todo o sistema. Além disso, também são necessárias à produção e manutenção de músculos, hormonas, órgãos em geral, enzimas e do próprio sangue.

As vitaminas e os minerais também são conhecidos como micronutrientes. As vitaminas e os minerais não fornecem energia, mas são necessários em muitos processos do seu organismo

RI = Reference Intake

RI (reference intake) = dose de referência segundo a Regulamento (UE) 1169/2011.

As autoridades de saúde têm emitido recomendações relativamente às quantidades de quase todas as vitaminas e minerais necessárias a uma vida saudável. Estas recomendações constituem a chamada Reference Intake (RI). Algumas pessoas necessitam de doses mais elevadas, porque não podem ingerir e/ou absorver todos os nutrientes.