Sobre a função e a RI das diferentes vitaminas

O que são vitaminas? 

Vitaminas são nutrientes essenciais ao seu organismo. São importantes para o crescimento, a recuperação e o bom funcionamento do seu organismo. Além disso, são necessárias para a conservação de uma boa saúde.

Onde se encontram?

As vitaminas estão naturalmente presentes nos nossos alimentos, nomeadamente nos frutos, nos vegetais e no pão. O organismo não produz todas estas vitaminas ou não o faz em quantidade suficiente. Para assegurar a necessária ingestão diária de vitaminas, é importante que tenha uma alimentação saudável e variada.

Que vitaminas existem?

Existem treze diferentes vitaminas, quatro dos quais solúveis em gordura (lipossolúveis) e nove solúveis em água (hidrossolúveis).

As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K. Encontram-se, principalmente, na gordura dos alimentos e podem ser armazenadas no tecido adiposo do nosso corpo.

As vitaminas hidrossolúveis são as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B8, B11 (ácido fólico), B12 e C. Encontram-se na água presente nos alimentos.

O nosso organismo não é capaz de constituir reservas adequadas destas vitaminas (com exceção da B12). O excesso de vitaminas hidrossolúveis é eliminado através da urina, pelo que é importante ingerir diariamente uma quantidade suficiente das mesmas.