Todos funcionamos de forma
diferente, mas a boa saúde
é importante para todos nós!

Então, o que são nutrientes e qual é sua função?

Para a manutenção de uma boa saúde, é vital seguir uma dieta equilibrada. É através do que comemos que recebemos nutrientes importantes para o nosso organismo. O nosso sistema digestivo trabalha para absorver esses nutrientes, que vão desempenhar um papel fundamental no funcionamento do nosso organismo, por exemplo, mantendo os níveis de energia.

Qual é o papel dos nutrientes após uma cirurgia para perda de peso?

É a nossa dieta diária que determina a quantidade de nutrientes que ingerimos. Se foi recentemente submetido a uma cirurgia para perda de peso, tal como banda gástrica ou derivação biliopancreática, o objectivo principal da intervenção é restringir a quantidade de comida absorvida pelo seu organismo. Estes e outros procedimentos resultam numa significativa perda do peso em excesso. No entanto, em simultâneo com a redução do consumo alimentar, há uma perda nas quantidades de vitaminas e minerais vitais absorvidos pelo corpo. Por conseguinte, a ingestão de suplementos vitamínicos torna-se uma parte crucial da dieta diária após qualquer cirurgia para perda de peso.

Para saber mais sobre vitaminas, minerais e nutrientes importantes para uma boa saúde, clique numa das janelas em baixo.
Vitaminas
Existem 13 tipos de vitaminas. Leia tudo sobre como funcionam, Dose Diária Recomendada, e mais.

Minerais
Cada mineral tem a sua própria função. Os mais conhecidos são, talvez, o cálcio e o magnésio.

Ácidos gordos essenciais
O corpo não pode produzir ácidos gordos essenciais, pelo que os recebe através da dieta diária.

Fibras
O principal papel das fibras é ajudar a função do sistema digestivo.


Quais são os diferentes tipos de nutrientes?

Os nutrientes podem dividir-se em várias categorias, nomeadamente: proteínas (aminoácidos), hidratos de carbono (amido e açúcar) e uma ampla gama de vitaminas e minerais. Outros componentes-chave da dieta diária são as fibras e a água que ingerimos. As fibras estimulam a mobilidade intestinal, são essencialmente indigeríveis e têm origem vegetal. A água tem um papel vital, transportando os nutrientes através do corpo, bem como regulando a temperatura corporal.

Macro and micro

Proteínas, gorduras e hidratos de carbono são também conhecidos como macronutrientes. O bom funcionamento do organismo requer grandes quantidades de macronutrientes. Estes nutrientes são medidos em gramas e funcionam como combustível do corpo. Desempenham um papel fundamental na manutenção e formação da massa muscular, nas hormonas, na saúde dos órgãos e na produção enzimática, assim como na saúde em geral.

As vitaminas e os minerais também são conhecidos como micronutrientes, já que o organismo os requer em menor quantidade que nos macronutrientes. Como tal, as quantidades são frequentemente apresentadas em miligramas ou microgramas. O papel das vitaminas e dos minerais não consiste em fornecer energia, mas sim em libertar a energia dos macronutrientes e em extrair os aminoácidos das proteínas.

Relativamente a quase todas as vitaminas e minerais, existe a Dose Diária Recomendada que indica a ingestão diária aconselhável para pessoas saudáveis.

Perguntas?

Tem alguma dúvida sobre nutrientes ou outros tópicos? Entre em contacto com a nossa Equipa de Apoio ao Cliente ou envie um e-mail para info@fitforme.pt

Encomende um kit de iniciação gratuito!

Sabia que pode solicitar um kit de iniciação gratuito de suplementos para cirurgia de perda de peso FitForMe? Clique aqui para solicitá-lo, agora, gratuitamente!