A produção de vitamina D3
resulta da exposição da pele à luz solar

Vitamina D3

A vitamina D3, também chamada colecalciferol, é lipossolúvel. Promove a boa absorção nos ossos de minerais como o cálcio e o fósforo.

Ainda estamos a aprender novas coisas sobre a função da vitamina D3. Descobriu-se, por exemplo, que tem um efeito positivo no humor.

A vitamina D3 na dieta

Os alimentos que contêm quantidades elevadas de vitamina D3 são os peixes gordos, as natas, a manteiga e o queijo. A vitamina D também é frequentemente adicionada às margarinas e às gorduras vegetais. Também é produzida pela pele como resultado da exposição à luz solar, ao contrário da vitamina D2, que não é sintetizada na pele.

Carência de vitamina D3

Uma das funções da vitamina D3 consiste em promover a absorção de cálcio nos ossos. Qualquer carência de vitamina D3 inviabiliza a adequada absorção do cálcio nos ossos, o que conduz à osteomalácia (enfraquecimento dos ossos). Além disso, uma carência prolongada de vitamina D3 pode causar osteoporose. Os ossos ficam mais frágeis com o consequente aumento do risco de fratura.

Excesso de vitamina D3

Um excesso de vitamina D3 é muito improvável. A ingestão prolongada de uma quantidade de vitamina D3 superior a 100 microgramas por dia pode ser lesiva para o coração, os rins e os vasos sanguíneos. Os eventuais sintomas incluem náusea, sonolência, perda de apetite e prisão de ventre.

Newsletter da FitForMe

Mantenha-se atualizado sobre o mundo da FitForMe
 

Os nossos produtos

Consulte aqui toda a gama da FitForMe
 

Após uma intervenção de banda ou sleeve gástrico

Nas pessoas submetidas a uma intervenção de banda ou sleeve gástrico, é importante a ingestão de 5 a 20 microgramas de vitamina D3 por dia. Este valor corresponde a 100%-400% da Dose Diária Recomendada normal.

Após intervenções cirúrgicas de bypass gástrico, duodenal switch ou derivação biliopancreática

As alterações no intestino delgado decorrentes deste tipo de intervenções exigem um aumento da ingestão de vitamina D3. A vitamina D3 é absorvida no trato intestinal objeto da cirurgia, pelo que os níveis podem diminuir após a intervenção. Por conseguinte, é necessário ingerir entre 20 e 60 microgramas, ou seja, 200% a 1.200% da Dose Diária Recomendada normal para garantir que o organismo absorve uma quantidade diária adequada.

Suplementos de vitamina D3

É difícil ingerir quantidades suficientes de vitamina D3 através da dieta, uma vez que só se encontra presente em poucos alimentos. A FitForMe criou os suplementos multivitamínicos WLS Optimum e WLS Forte para ajudar a combater qualquer défice nos níveis de vitamina D3. O WLS Optimum e o WLS Forte podem contribuir, com apenas uma cápsula por dia, para que ingira a quantidade adequada de vitamina D3. Para mais informações, consulte a nossa página inicial: www.fitforme.pt

Perguntas?

Tem alguma dúvida sobre vitamin D3 ou outros tópicos? Entre em contacto com a nossa Equipa de Apoio ao Cliente ou envie um e-mail para info@fitforme.pt

Encomende um kit de iniciação gratuito!

Sabia que pode solicitar um kit de iniciação gratuito de suplementos para cirurgia de perda de peso FitForMe? Clique aqui para solicitá-lo, agora, gratuitamente!